Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ainda dá tempo de tirar os casacos mais quentinhos do armário e as cobertas pesadas para “pegar um ar” antes de usá-las. Isso porque o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR) já alertou “para o avanço de uma massa de ar polar que vai atravessar o Sul do Brasil, trazendo mudanças significativas nas condições do tempo”.
O início da primeira “friaca” do ano está prevista para a próxima terça-feira (27). Desde janeiro, várias frentes frias já passaram pelo Paraná, mas nenhuma, até agora, reduziu tão drasticamente a temperatura. Porém, desta vez, o SIMEPAR prevê uma queda gradativa nos termômetros, garantindo que o frio venha com mais intensidade, “pois além de outra frente fria, virá a massa de ar polar”. Para quem gosta das baixas temperaturas, está será a época certa de se programar, seja para fazer aquela saidinha a dois ou mesmo ficar em casa curtindo filme e pipoca.
CHOVE CHUVA
Mas antes de esfriar, a meteorologia antecipa pancadas de chuva e temporais localizados com rajadas de vento em várias regiões do Estado. “A frente fria prevista para a próxima semana vai atravessar o Paraná rapidamente, que devem trazer uma queda de temperatura mais abrangente por todas as regiões paranaenses”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. “Na sua retaguarda, uma massa de origem polar também avança, trazendo uma queda ainda mais acentuada nas temperaturas”, acrescenta o especialista.
Entre a próxima quarta-feira (28) e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná já começam a ficar mais geladas, com mínimas ao redor de zero grau. Pra quem não gosta de acordar cedo, o esforço vai precisar ser redobrado.
POSSIBILIDADE DE GEADA
Com as temperaturas baixas em algumas regiões e tempo seco, há possibilidade de geada, é o que explica o meteorologista. “Existe um risco alto para a geada principalmente nas faixas Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. O risco se estende com moderada intensidade para as regiões Noroeste e Norte do Estado. Na metade Sul do Paraná podem ocorrer geadas de forte intensidade”, afirma Leonardo Furlan.
Ainda de acordo com o especialista do SIMEPAR, a previsão fica mais detalhada quanto mais próxima da data em questão. Por isso, o SIMEPAR recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site (www.simepar.br), é lá que contém todas as informações oficiais sobre locais e intensidade de geada com, no mínimo, 72 horas de antecedência em todo o Paraná.